A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão do hospital regional, que abrirá um concurso público no primeiro semestre de 2015 com oferta de mil vagas.
A informação foi confirmada ao repórter Marcelo Martins, da Rádio Gaúcha Santa Maria, pela diretora do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Elaine Resener.
Leia também:
:: UFSM e Secretaria de Saúde fecham acordo sobre hospital regional
O número, segundo Elaine, é estimado em cima de uma média de cinco vagas por leito _ uma vez que o Hospital Regional terá 217 leitos. Com isso, projeta-se que, por baixo, sejam ofertadas mil vagas para as áreas médica, assistencial e administrativa.
Segundo Elaine, tão logo seja assinado o termo de cooperação entre a Secretaria Estadual de Saúde, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Ministério da Educação (MEC), uma equipe da Ebserh virá a Santa Maria. Isso deve ocorrer até o fim do ano. A ideia é fazer um dimensionamento dos serviços a serem prestados e, igualmente, a necessidade de pessoal para suprir as demandas do novo hospital.
_ Deverão ser mais de mil vagas. Um hospital com 200 leitos deve ter, tranquilamente, umas mil vagas _ disse a diretora do Husm, que também é administrado pela Ebserh.
Elaine afirma que já há um planejamento para o começo das atividades do regional. Conforme ela, em função da complexidade do hospital, não será possível colocá-lo em funcionamento em sua plenitude no primeiro momento.
Na fase inicial, serão oferecidos de 20 a 30 leitos e ainda duas salas de cirurgia para as especialidades de traumatologia e ortopedia. Segundo ela, já está em processo licitatório a compra de equipamentos e mobiliários (a aquisição será com recursos do governo do Estado).
A vocação do hospital será voltada às áreas de reabilitação, ortopedia, traumatologia, neurocirurgia e queimados.
"